Aquaplastic

As válvulas industriais são projetadas para controlar o fluxo de gás ou líquidos através de um sistema de tubulação ou maquinário industrial em baixa, média ou alta pressão.

Atualmente, quase todos os processos e sistemas industriais requerem este tipo de elemento para melhor controle no sistema. Devido à grande variedade de modelos no mercado, escolher a válvula certa pode ser demorado e às vezes confuso.

Antes de escolher a válvula certa, as diferentes características e requisitos de desempenho do seu sistema devem ser levados em consideração, desta forma você pode encontrar a válvula que melhor se adapta a esses requisitos. Aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a selecionar a válvula que você precisa e otimizar seu sistema.

TAMANHO E TIPO DE VÁLVULA

As válvulas podem desempenhar uma ou mais funções em um sistema, dependendo do nível de pressão, tipo de válvula e sua localização dentro da rede de tubulações ou maquinário. As principais funções que desempenham são:

  • Feche o fluxo.
  • Desviar o fluxo.
  • Misture dois ou mais fluxos.
  • Reduza a pressão.
  • Aumente a pressão.
  • Prevenção de refluxo.
  • Ajuste a velocidade e/ou quantidade de fluxo.

Com base na função que lhes será atribuída, deve-se determinar o desenho do tipo de válvula, cada uma tem uma forma e desenho diferente para se ajustar às necessidades básicas e pode ser encontrada em diferentes tamanhos.

O dimensionamento adequado da válvula também é importante. A seleção adequada da válvula significa combinar o tamanho da válvula com o fluxo esperado através do sistema, tamanho da conexão e muito mais.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Atualmente, as válvulas industriais podem ser feitas de uma grande variedade de materiais, desde metais, como aço, aço inoxidável, cobre, latão, entre outros, até uma variedade de polímeros de alta resistência. Antes de selecionar o material utilizado, você deve conhecer a compatibilidade química com o gás ou líquido utilizado em seu sistema.

É importante que os materiais da válvula sejam compatíveis com os gases ou líquidos que fluem através dela, caso contrário pode ocorrer corrosão rápida e a vida útil da válvula será reduzida. Além disso, é um risco de segurança, pois pode vazar, reduzir a pressão do fluxo, ser inflamável ou corroer outros elementos.

Os materiais plásticos geralmente são menos resistentes à alta pressão, mas resistem melhor à corrosão e a produtos químicos agressivos; enquanto os metais são ideais para ambientes propensos a alta pressão, choque e vibração.

REQUISITOS DE DESEMPENHO

Um dos pontos mais importantes para selecionar a válvula certa são os requisitos de pressão e temperatura, pois influenciam diretamente na eficiência, durabilidade e vida útil das válvulas. Analise as faixas de temperatura e pressão máxima e mínima em que irá operar antes de escolher o modelo.

Geralmente, os de metal costumam suportar temperaturas e pressões mais altas do que os de plástico, também costumam ser ideais para gases pressurizados. Isso porque eles tendem a ser mais fortes que os de plástico; embora atualmente existam alguns tipos de polímeros que apresentam grande resistência.

VÁLVULAS DE RETENÇÃO TÊM REQUISITOS ESPECIAIS

No caso das válvulas de retenção, é fundamental que funcionem como esperado, sem vazamentos ou efeitos de pressão. O tempo de resposta, a pressão de abertura e se ela estará normalmente fechada ou aberta também devem ser considerados.

Existem projetos básicos de válvulas de retenção que exigem uma pressão positiva para abrir, geralmente chamadas de válvulas de retenção normalmente fechadas. Existem outros projetos que exigem uma contrapressão positiva para fechar, geralmente chamados de válvulas de retenção normalmente abertas.

Uma escolha adequada entre esses dois pode melhorar a confiabilidade da válvula de retenção. Geralmente, é melhor basear-se no fato de estar geralmente mais aberto ou fechado durante a operação normal do sistema.

A posição de instalação também é um fator, alguns tipos podem não funcionar corretamente se montados verticalmente em vez de horizontalmente. A direção do fluxo e a densidade do fluido são importantes para projetos de válvulas de retenção que podem ser montadas verticalmente.

MANUTENÇÃO

Finalmente, não se esqueça de considerar a manutenção contínua de válvulas industriais. Dependendo do material, condições de uso, marca e tipo, exigirão mais ou menos manutenção. É importante tanto para a confiabilidade da válvula quanto para a estabilidade da aplicação realizar uma revisão planejada pelo menos uma vez por ano.

Por exemplo, válvulas de esfera e borboleta requerem baixa manutenção, resistem a entupimento, obstrução e mau funcionamento; no entanto, eles não são adequados para ajuste de vazão, pois podem vazar ou falhar prematuramente.

O tipo de conexão da válvula também afeta a facilidade e rapidez do reparo ou substituição. Cada tipo de conexão tem suas vantagens e desvantagens.

Essas dicas ajudarão você a selecionar válvulas industriais para seus sistemas de alta e baixa pressão. Também é importante selecionar o tipo de válvula adequada que você encontrará na Aqua Plastic, somos especialistas em sistemas e equipamentos para controle e medição de sistemas de alta pressão.

Entre nosso catálogo você encontrará uma variedade de manômetros e válvulas da mais alta qualidade e materiais diferentes para cada tipo de indústria. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.