Aquaplastic

O sistema de irrigação é essencial para a manutenção de um negócio no setor agro. Saber qual o melhor tipo de irrigação a ser utilizada, material e onde comprar é uma tarefa que exige reforço e se for feita da forma correta é garantia de retorno nas suas colheitas.

Hoje, explicaremos um pouco sobre tubulações para o seu sistema de irrigação da lavoura ou plantio e também apontaremos o que levar em conta na hora da compra. Boa leitura!

Tipos de irrigações e materiais de tubulação agrícola

Primeiro, é bom deixar claro algumas coisas para você que busca a melhor forma de fazer seu negócio agrícola prosperar.

A irrigação é fundamental para todos os tipos de colheitas, mas é preciso pensar de forma minuciosa nas variáveis possíveis dentro do assunto. Deve se levar em conta algumas coisas antes de escolher o sistema de irrigação e o material da tubulação.

Cultura utilizada na plantação, tamanho do jardim, adubação, quantidade necessária de água para cada produto etc.

Tendo um bom planejamento em mãos, feito com o devido estudo, vamos a alguns tipos de irrigações muito utilizados na agricultura.

Irrigação Localizada

A irrigação localizada, como o próprio nome indica, é utilizada quando a plantação necessita de água em pontos específicos ou em uma pequena área demarcada. Seus principais métodos são por gotejamento ou microaspersão.

A irrigação por gotejamento é uma técnica que consiste em mandar por meio de gotejadores feitos em canos alinhados pelo sistema água para a raiz da planta de forma direta.

É um sistema de irrigação bem tradicional e versátil, existindo a possibilidade de usar uma cinta ou tubo de gotejamento. Com a escassez de água em diversos lugares, essa solução acabou se tornando a mais viável para agricultores ao longo de vários anos nessas regiões.

A quantidade de água utilizada depende única e exclusivamente da cultura para evitar desperdício.

Já o sistema de irrigação por microaspersão utiliza pequenos emissores que lançam gotas de água em uma área localizada para fornecer um cuidado mais suave e uniforme para a cultura escolhida.

O sistema geralmente funciona com asas giratórias, de cabeça para cima ou ponta cabeça. A microaspersão é caracterizada por ter lançamento rápido e contínuo de água com pressão baixa.

Essa técnica também é muito utilizada no mundo agrícola, principalmente com culturas mais delicadas, que precisam de água de forma mais uniforme e precisa.

Irrigação por Pivô Central

Outro tipo de irrigação muito utilizado na agricultura no geral. A irrigação por pivô central é utilizada quando o objetivo é cobrir áreas maiores de plantação.

Esse sistema funciona a partir de um encanamento em linha lateral que fica suspenso por torres de sustentação com rodas e os motores giram em torno do centro da plantação, por isso pivô central.

Esse instrumento fornece a água e energia elétrica do sistema. Enquanto o encanamento lateral se desloca, a água é despejada na cultura, assim a irrigando.

Tubulação das irrigações agrícolas

Assim como os tipos de irrigações, a tubulação desses sistemas pode ser variada. É preciso planejar junto com qual tipo de irrigação, o material que será usado, espessura, diâmetro e variação do material.

Muito importante entender que independentemente da técnica de irrigação utilizada, a rede hidráulica de distribuição de água é vital para o bom funcionamento dos seus sistemas de irrigação!

Na maioria das vezes o sistema está ao tempo, sofrendo com as intempéries, frio e chuva, sol, calor, radiação UV, para não falar de todo o tipo de líquidos corrosivos, como fertilizantes, agroquímicos, ácidos, herbicidas e todo o tipo de químicos necessários para garantir a máxima performance em suas colheitas!

Outro ponto importante de ser mencionado é relacionado as bombas de água (centrifugas, de furo, de poço, etc). A pressurização da qual esses sistemas estão reféns gera constantes arranques e paradas da bomba, que por usa vez originam cavitações internas nas tubulações, vibrações e golpes de aríete!

Por tudo isto, as aplicações de tubos, conexões e válvulas no agronegócio são consideradas das mais exigentes, sendo fundamental a escolha de materiais robustos e duráveis, que não coloquem a sua colheita em risco!

Esses são os dois tipos de tubulações mais utilizados em produções agrícolas.

Tubos de PVC

O PVC é um tubo muito conhecido e popular entre a população, até quem não faz parte do âmbito agrícola conhece esse tubo tradicional. Seu uso é extremamente versátil e interessante pelo custo-benefício.

Ele é muito utilizado também como tubulação para sistemas de irrigação por ser muito resistente a diversos reagentes químicos, além de ser um ótimo isolante térmico, elétrico e acústico. Sua impermeabilidade a gases e líquidos é perfeita.

Em relação a resistência, ele garante proteção a choques e intempéries (sol, chuva, vento e maresia).

Sua aplicação no setor agrícola é indicada quando se tratam de redes subterrâneas e de superfícies a tubulações e filtros para poços profundos e minas, além de redes de drenagem agrícolas e de estradas.

Sendo cada vez mais usado e aconselhada a utilização de PVC-U, que ao contrário do PVC normal e corrente, é produzido com resina 100% virgem, sem incorporação de materiais reciclados que tornam o tubo mais barato, mas muito frágil, o que para aplicações tão exigentes não se torna minimamente recomendável, aconselhando-se sempre o uso de PVC-U!

Tubos em Polietileno

Os tubos em Polietileno também são bem conhecidos, mas sua especialidade é o transporte de líquidos potáveis. Os tubos para irrigação nesse material possuem boa resistência também, além de duas versões do material, em alta e baixa densidade, PEBD e PEAD.

O recomendado para irrigação são os tubos PEAD de polietileno, mais resistentes ao transporte de fluidos químicos. Seu uso é diversificado, tanto que é recorrente na indústria alimentícia e agrícola, sendo que seu uso serve como tubulação para distribuição de água potável ou até como revestimento para outros tubos já existentes no sistema de irrigação.

Bom, esperamos que o conteúdo tenha te ajudado! A Aqua Plastic está aqui para ajudar você, agricultor, com o melhor em tubulações para que suas colheitas sejam mais produtivas e sustentáveis. Acesse o nosso site e veja os nossos produtos para o setor agrícola!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.