Aquaplastic

O setor industrial possui diversos equipamentos extremamente necessários para o seu funcionamento e produtividade com o devido êxito.

As válvulas têm um papel fundamental na indústria. Elas ajudam a controlar, orientar e direcionar o fluxo de líquidos, vapor, gases ou fluidos.

Fique até o fim desse artigo para descobrir o que é um atuador de válvula e quais as diferenças entre o elétrico e pneumático. Boa leitura!

O que é um atuador de válvula?

Como dissemos a cima, as válvulas são componentes industriais importantes para o controle de fluidos. Elas possuem algumas aplicações diferentes, materiais e tipos.

Podemos encontrar válvulas com formato solenoide, guilhotina, esfera, sanitária, plugue, borboleta etc.

O atuador é um dispositivo acoplado às válvulas industriais para conferir algumas propriedades necessárias ao controle de pressão e fluxo de fluidos.

Ele utiliza meios de energia para mover o posicionador da válvula e assim, manter o ponto de ajuste pré-inserido.

Existem duas formas mais conhecidas de operação dos atuadores de válvula, por pressão pneumática e corrente elétrica. Veja abaixo quais são as diferenças entre os atuadores elétricos e pneumáticos.

Diferenças entre os atuadores elétricos e pneumáticos

Os atuadores possuem diversos usos, mas sua indicação depende da demanda da sua indústria.

Tanto os elétricos, quanto os pneumáticos, servem para o mesmo propósito, porém existem diferenças importantes de serem levadas em conta na hora de escolher os atuadores mais recomendados para o seu caso específico.

A primeira diferença e a mais fácil de ser identificada é o meio de energia utilizado para o funcionamento do equipamento.

Enquanto os atuadores de válvula elétricos utilizam a energia elétrica para criar mecânica, os pneumáticos usam a pressão do ar para gerar força mecânica.

Em relação à força e velocidade dos atuadores, o pneumático acaba sendo uma opção mais potente. Seu ajuste é feito de forma fácil e para quem precisa de um dispositivo com mais controle nesse quesito, ele é a melhor alternativa.

O custo também é um fator importante na hora de decidir qual o modelo será adquirido. Nesse quesito, os componentes do elétrico são mais caros, outra característica que afasta vários possíveis compradores.

Mas, o custo operacional é bem mais baixo nos dispositivos elétricos.

Ou seja, se o orçamento também é importante para sua empresa, crie um planejamento e descubra o que é melhor para você a curto e longo prazos.

Outros pontos são o aquecimento do equipamento e umidade do ambiente. O elétrico tende a superaquecer mais fácil que o pneumático.

A umidade também impacta no funcionamento das máquinas. Por ser um dispositivo elétrico, o seu uso não é recomendado em ambientes mais úmidos, caso haja certa chance de conter umidificação, opte pelo pneumático.

A grande vantagem dos atuadores elétricos é sua relação torque/peso baixa em comparação com os elétricos. Também leve em consideração a carga a ser utilizada na escolha do seu atuador.

Esperamos que o conteúdo tenha sido interessante! Se você precisa adquirir o seu atuador indústria, conte com a gente da Aqua Plastic. Acesse o link para olhar os nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *